Quantcast

Por que tenho que comprar CAL de acesso?

windows server cal
Para que servem as CAL's? Licença obrigatória sempre quando é adquirido um software de servidor?

  A CAL "cliente access license" ou licença de acesso para cliente, é uma licença que fornece aos usuários e dispositivos o direito de acessar o software de servidor instalado em um servidor. Mas não é apenas isso...

Quando compramos uma licença de software servidor, a exemplo Windows Server, o cliente recebere o direito de baixar e executar o software servidor em seu ambiente, permitindo a instalação do sistema em um computador local ou em nuvem. O software servidor, normalmente fornece um serviço de aplicação, ou seja, é um provedor que executa ou fornece dados e apliações para o acesso de outros computadores, usuários e dispositivos, IOT, chamados clientes. 

A licença de servidor não fornece o direito legal para que esses 'clientes' se conectem ao computador servidor, salvo execessões, como é o caso de licenciamento por processador/core, a Microsoft, assim como outros fabricantes, possuem medida para determinar a demanda e custo de uso de seus produtos cobrando por acesso a eles através de licença de "Client Acess Liccense". Não seria justo que o software servidor 'trabalhasse' para 10.000 acessos de 'clients' pelo mesmo preço que para 05 'clients', por exemplo. Por isso, o custo do produto servidor está determinado pelo valor da licença de instalação com o valor de acesso ao mesmo por dispositivos/usuários.

Desenvolvedoras como a Microsoft, distigue o acesso da CAL ao servidor em duas modalidades: acesso por usuário e acesso por máquina/dispositivo. Para consumidor, a escolha se dá pelo cenário de uso da licença dentro da empresa. A CAL por Usuário licencia diretamente um único usuário podendo este acessar através de vários dispositivos os serviços do servidor desde que não seja simultaneamente. A CAL por Dispositivo,  permite um único dispositivo licenciado ter acesso ao serviços do servidor independente de qual /quantidade de usuários que utilizam aquela máquina desde que não seja em uso simultâneo. 

Indo além, a CAL, além de dar acesso tem função de segurança, já que para ter acesso ao serviço do servidor o dispositivo/usuário precisa estar devidamente licenciado correspondente ao software servidor. A Microsoft possuí, para determinados produtos, CAL's com níveis de acesso diferenciado para o mesmo servidor - como é o caso da CORE CAL- onde dispositivos e usuários, através deste pacote, tem além do acesso básico cobertura a serviços, produtos extras. 

Vejamos melhor como funciona o licenciamento da CAL de acesso:

Por Usuário

Em um cenário fictício, um usuário chamado João precisa acessar os serviços do servidor através de sua conta de usuário. João precisa ter mobilidade e quer acessar os dados do servidor não apenas em seu computador do escritório mas em qualquer um da empresa e até mesmo em seu notebook e smartphone. Neste caso, ecnomicamente falando, João precisa licenciar apenas seu usuário, uma vez que com o usuário licenciado poderá acessar de qualquer dispositvo os serviços do servidor, estando assim devidamente licenciado e seguro. João poderá usar, não de forma simultânea, o acesso através de seu desktop do escritório, do computador de outro departamente, do celular ou notebook o servidor, apenas com seu usuário com uma única CAL de Acesso. Ao contrário, João precisaria para ter o mesmo acesso de todos os dispositivos, uma CAL de Dispositivo para cada um, ou seja, uma CAL para o desktop, uma CAL para o computador de outro departamente, uma CAL para o celular, outra CAL para o notebook.

Licenciamento CAL por usuário - Microsoft Open

Por Dispositivo

No mesmo cenário, citado acima, porém com licenciamento Por Dispositivo, João precisaria licenciar todos os dispositivos em que fosse acessar o software servidor, João precisaria de uma CAL de Dispositivo para cada um dos dispositivos,  ou seja, uma CAL para o desktop, uma CAL para o computador do outro departamente, uma CAL para o celular, outra CAL para o notebook e assim por diante. 
Um dispositivo licenciado por "CAL Device" dá acesso a qualquer usuário, podendo logar, não apenas "João", mas "Maria", "Pedro", dentre outros quanto fosse necessário, uma vez que aquele dispositivo foi devidademnte licenciado

Licenciamento de CAL por dispositivo Microsoft