Quantcast

Custo com software ilegal pode encerrar uma empresa

Ambientes de TI continuam a evoluir e se diversificar, assim como as complexidades da gestão de licenças de software. Mais provável que uma organização esteja tendo gastos excessivos em software e gestão para manter a conformidade de licenciamento atendendo os requisitos da empresa e instituições de padronização e fiscalização.

 

Na vWare, somos apaixonados por gestão de licenças de software e Software Asset Management (SAM), porque, se bem executada, não só permite a nossos clientes maximizar o seu orçamento de TI, como também para estabelecer a plataforma de software e hardware necessários para operar em seu negócio.

Como podemos ajudar as organizações a assumir o controle?

Ao combinar nosso extenso conhecimento de licenciamento de software com tecnologia de Software Asset Management líder da indústria e oferecendo uma gama de serviços gerenciados profissionais. Fazemos isso para tornar mais fácil tanto para maximizar o valor do software e minimizar os riscos associados com o excesso de “gastar e não usar”.

Nós adaptamos nossos serviços de para atender às necessidades específicas como também padronizar o serviço desde a compra, gestão, até o armazenamento de ativos de software.

Software pode representar 31% do orçamento de TI total da organização. Manter um olhar atento sobre como, onde e quais licenças de comprar, exige atenção muitas vezes não devida quanto aos processos de licenciamento. Este processo, ou seja, a gestão de licenças de software, é uma parte essencial de uma estratégia eficaz pode ajudar a reduzir gastos com software em até 30% ao ano. Historicamente, o principal impulsionador do projeto para tem sido em torno de estar em conformidade com as regras da licença.

À medida que mais e mais organizações reconhecem a sua obrigação legal, ou são lembrados de que pelos reguladores de software, justiça ou editores, muitos têm sido levados apenas para completar uma revisão de conformidade da licença que tem pouco ou nenhum retorno e na maioria dos casos tem sido visto como um exercício dispendioso. Para as organizações atendidas pela vWare que tem adotado os nossos serviços de licenciamento, no entanto, têm tido uma história diferente. Eles têm sido capazes de gerir o seu status de conformidade de licença de software, que por sua vez permitiu-lhes tomar decisões de compra transparentes - levando a uma economia significativa à empresa uma vez que evitam multas astronômicas de licenciamento. 

Nossas etapas do processo de Gestão de Ativos de Software

infographic essentials

1) Inventário

Primeiro, precisamos saber o que já possui. Portanto, o primeiro passo em programa é fazer o inventário dos softwares implantados na organizção. Se a empresa for pequena (até 10 computadores), pode-se fazer isso manualmente. Se for maior, usamos ferramentas automáticas de descoberta que podem examinar toda a sua rede fácil e eficientemente.

2) Organização

O passo seguinte é fazer um inventário das licenças que comprou. Para otimizar e gerenciar seus ativos de software, é necessário encontrar, registrar e organizar as licenças e documentação para cada título e versão de software. Podemos gerenciar facilmente sua biblioteca de licenças de várias formas. Começamos informando sobre que tipos de documentos precisará manter, a melhor forma de mantê-los organizados e como podemos ajudar no processo.

3) Políticas e Procedimentos

Da aquisição, utilização e desativação ao armazenamento e proteção contra desastres, pode-se salvar seus ativos de software e hardware estabelecendo novos padrões e diretrizes com respeito a todas as fases do ciclo de vida dos softwares. Mas não pode fazer isso sozinho, portanto considere algumas dessas sugestões sobre como criar uma cultura de processos em toda a organização.

4) Mantendo Plano de SAM

Manter o plano de SAM atualizado através de verificações por amostragem frequentes, inventários de software programados regularmente e treinamento contínuo dos funcionários.
Consulte nosso Modelo de Otimização de SAM para ajuda para determinar áreas em que pode melhorar mais o retorno de seu investimento (ROI) através de melhorias no SAM.